Municípios de Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti realizam pela primeira vez o Festival Serra

Um passeio pela Serra de Baturité, onde se pode usufruir de tudo que a região tem a oferecer. Este é apenas um dos conceitos do Festival Serra, que acontecerá de 1 a 3 dezembro nos municípios de Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti.  O evento tem como objetivo reunir as potencialidades que fazem da região um destino turístico consagrado pela paisagem, clima e atrativos ambiental, cultural e gastronômico. Uma programação intensa e diversificada foi elaborada para que nos três dias de evento o visitante da Serra possa aproveitar restaurantes, música, visitas guiadas ao patrimônio cultural, trilhas, a Rota Verde do Café e ainda aprender sobre a região e a economia que a sustenta, o agronegócio.   

O evento foi desenvolvido pelo Escritório Regional do Maciço de Baturité do SEBRAE Ceará e pela Associação Serrana De Turismo no Maciço Do Baturité (ASEMB) com apoio das prefeituras dos municípios de Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti e instituições locaisPara compor a programação, a organização partiu da ideia de valorizar a Economia Criativa, levando em conta o Turismo, Gastronomia, a Cultura em diversas vertentes, como as artes plásticas, audiovisual, teatro, folclore, artesanato e música, além do agronegócio. A programação do evento abrange os quatro municípios e agrega diversos outros eventos dentro do Festival Serra.  

Ações integradas nas áreas de meio ambiente, cultura e gastronomia serão realizadas em formatos de oficinas temáticas, apresentações musicais, aula show de gastronomia, trilhas ecológicas para adultos e crianças, visitação à Rota Verde do Café, além de passeio guiado pela cidade de Pacoti, a Festa do Café em Mulungu, programação de Gastronomia e Música em Guaramiranga e em Baturitéentre outras atrações no Mosteiro dos Jesuítas e no Museu Ferroviário. Para finalizar, uma feirinha de produtos sustentáveis.  

A região conhecida nacionalmente como destino turístico tem no agronegócio, no turismo e na cultura popular uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento territorial, pois agrega crescimento econômico sustentável responsável por cerca de 65% da geração de renda local, impulsiona a qualificação profissional, mantéequilíbrio ambiental com a aquisição direta de insumos da Agricultura Familiar e promove os talentos da região. Com o intuito de promover esta rede, os parceiros enxergam o Festival Serra como uma grande vitrine.  

Tripé da Sustentabilidade  

O Festival busca o desenvolvimento humano, econômico, ambiental e social, através da implantação do conceito Tripé da Sustentabilidade, ou Triple Bottom Line, formado pelos pilares de People, Planet e Profit (recursos humanos, recursos naturais e lucratividade). Referência amplamente empregada em empreendimentos comprometidos com o desenvolvimento sustentável, o Triple Bottom Line leva ao estabelecimento de condutas e parâmetros desde a extração da matéria-prima até o descarte final dos resíduos pós-consumo.  Neste aspecto, o presente Programa visa contribuir para a inclusão social, com medidas estruturais capaz de estabelecer uma nova geração de empreendedores rurais qualificados para prosseguir com a lida de ofícios da terra, aplicando gestão empresarial e de uma culinária típica.  

 Instituições Parceiras  

IFCE Campus Baturité, IFCE Hotel Escola Guaramiranga, SEMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente / APA Pacoti, Prefeituras Municipais de Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti, CDL  Câmara de Dirigentes Lojistas de BaturitéAquasis  ONG Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos, AGUA  Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga, ONG GIA Grupo de Interesse Ambiental, Ecomuseu de Pacoti, Rota Verde do Café e Afloracafé.  

Associação Serrana De Turismo No Maciço Do Baturité   

A ASEMB tem como missão agregar segmentos do Trade Turístico e do Meio Rural do Maciço de Baturité – CE, compartilhando ações estratégicas e coerentes à formação de uma geração capaz de empreender novos negócios com responsabilidade ambiental e social através dos fundamentos da Economia da Criativa, Ecologia e Desenvolvimento Humano Sustentável, recuperando a vocação e os valores do saber e do fazer das comunidades rurais em busca do cumprimento dos preceitos do Turismo Sustentável.  

 

Programação 

Pacoti  

A mostra fotográfica PACOTY, ONTEM. PACOTI, HOJE poderá ser visitada nos três dias do evento no Ecomuseu de Pacoti. A cidade promoverá bate-papos sobre o desenvolvimento sustentável e o potencial como destino turístico inteligente, com a presença dos secretários estaduais de meio ambiente e de turismo. Durante o sábado, haverá passeios guiados pela cidade pelo centro histórico, visitando o patrimônio histórico e natural da cidade. Ainda na programação, encontro de violas e sanfonas. Durante o evento acontecerá, ainda, o Festival de Gastronomia com promoções de restaurantes com valor fixo de R$50,00 a refeição completa.  

 Guaramiranga  

O Café de Sombra será um dos temas da programação no município. Durante todo o sábado serão realizadas atividades relacionadas como visita guiada ao cultivo do Café de Sombra e oficina de torra e moagem. Na Cafeteria Afloracafé, localizada na Praça do Teatro, haverá palestras e drinques elaborados pelo departamento de Gastronomia da IFCE. Uma Feira de Gastronomia será realizada com presença de chefs da Serra e convidados no centro do município. Na programação cultural, espetáculos de teatro, apresentações musicais e uma homenagem aos Mestres da Cultura de Guaramiranga, com uma exibição audiovisual e apresentação do grupo Rio de Cordas.  

 Mulungu  

O destaque da programação na cidade será a Festa do Café de Sombra e Tradição na Praça Central do município nos dias 1º e 2 de dezembro. A cidade promoverá, ainda, trilha infantil com ensino sobre desenvolvimento sustentável e oficinas de práticas agrícolas. No domingo, uma Trilha Ecológica e de Ciclismo começa às 8h com café da manhã e distribuição de mudas nativas.  

Baturité  

Em Baturité, a cultura popular estará presente na programação com a Festa de Tradições, que contará com apresentações de danças folclóricas, reisado e cordelistas na Praça do Museu Ferroviário de Baturité. Um Concerto de Cordas encerrará o Festival com o Grupo Siará Quarteto no Mosteiro dos Jesuítas.  

Rota Verde do Café  

A Rota Verde do Café, implantada na Serra em 2015, terá uma programação especial durante o Festival Serra com trilha infantil no sítio São Roque e visitas guiadas nos sítios Águas Finas e Santa Demolição.  

Serviço  

1 a 3 de dezembro de 2017  

Local: Baturité, Guaramiranga, Mulungu e Pacoti  

Programação completa: www.festivalserra.com.br 

Mais informações: (85) 3347.1570 – Sebrae Baturité  

  

Você também pode gostar leia