Sobrado Dr. José Lourenço realiza seminário “Entre, a Casa é sua!” para debater ações, propostas e diálogos com a cidade e os artistas

 

 

Em comemoração aos seus 10 anos de criação, o Sobrado Dr. José Lourenço realizará o seminário “Entre, a Casa é sua!”, que tem como objetivo apresentar à cidade sua proposta de programação, para que seja dialogado e pensado coletivamente, fortalecendo a relação deste equipamento cultural com a Sociedade Civil, especialmente com Fortaleza. A atividade acontece no dia 25 de novembro, às 9h, no Sobrado Dr. José Lourenço e é aberto ao público.O evento será aberto com uma participação do artista, arte-educador, curador e produtor cultural Weaver Lima,  de representantes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e do equipamento e seguindo com diálogo e apresentação da proposta.

 

Sobre o Sobrado
O Sobrado Dr. José Lourenço completou, em julho de 2017, 10 anos de inauguração como equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Ao longo desses dez anos, o museu atende à sua missão e valores institucionais, que consiste em desenvolver um espaço de fruição e de aplicação de técnicas e experimentações que aproxime o público visitante do processo artístico, aproximando-se também do artista e de todos aqueles que atuam na construção de um projeto expográfico. As paredes de alvenaria já presenciaram estranhamento e curiosidade do público, assim como diversos sentimentos que emergem de seus visitantes, de seus colaboradores, de seus amigos; já presenciaram antigos clientes das pensões alegres que funcionaram no Sobrado em outras décadas, e escutaram atentamente as histórias da passagem do tempo.Tombada em 2004, a primeira edificação de três andares de Fortaleza observava as transformações ocorridas para receber uma nova função: em 2007, viu surgir dentro de si um espaço cultural que se firmaria como Museu de Arte Sobrado Dr. José Lourenço.O Sobrado, além de alvenaria, é feito de gente, de tinta, de telas, de cores, de sensações, de histórias, tudo congregado em cada canto, em cada porta, em cada sala, em cada projeto, em cada colaborador e em cada novo aroma de café coado no meio da tarde. Afinal, ele é, como diz o pesquisador Gilmar de Carvalho, uma Sentinela do Tempo.

 

 

Serviço:
Seminário Entre, a Casa é sua!
Data 25 de novembro (Sábado) – Horário: 9hSobrado Dr. José Lourenço | Rua Major Facundo, 154 – Centro

Você também pode gostar leia