Saindo do rosa e entrando no azul: o alerta das cores pode salvar vidas!!!

 

Outubro Rosa  foi uma campanha de conscientização para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cãncer de mama, que acontece com mais intensidade no mês de outubro, mas não deve ser esquecida durante o ano todo.

Novembro Azul, é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades dirigida à sociedade, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do cãncer de próstata.

O mais interessante é que um dos maiores fatores de risco que acometem os dois sexos é a obesidade e o sobrepeso. A má alimentação é considerada a segunda causa de câncer, 20% dos casos do nosso país e 35% das mortes pela doença.

Alguns estudos relatam que pessoas com obesidade, além de terem maior chances de adquirir a doença, quando ela costuma aparecer tende a ser mais agressiva que em pessoas com peso adequado. Isso é preocupante, já que mais da metade da população brasileira está com excesso de peso, segundo pesquisa 2013 do IBGE.

O consumo de alimentos ultraprocessados que são aqueles  prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas açucaradas, tem colaborado com essa estatística, 60,8% das crianças menores de 1 anos comem biscoitos e bolachas recheadas com frequência e 40,5% das crianças menores de 5 anos, consomem refrigerante, vale lembrar que hábitos alimentares se formam na infância, portanto esses dados reforçam que teremos então,  adultos se alimentando mau e mais suscetíveis a doenças como o câncer.

Com uma  alimentação rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e  com a prática regular de atividade física, poderíamos prevenir de 3 a 4 milhões de casos novos de câncer a cada ano no mundo, aproximadamente um em cada três casos dos tipos de câncer mais comuns poderiam ser evitados.

Se você já tem uma alimentação saudável, continue e propague esse estilo de vida, se você está  longe de ter hábitos alimentares saudáveis, nunca é tarde para mudar, novembro está apenas começando, que tal entrar na campanha mudando seu estilo de vida?

Vá mais à feira e menos ao supermercado.

Descasque mais e desembale menos.

Planeje suas compras, o  preparo das refeições, a correria do dia a dia não justifica escolhas alimentares ruins que ao invés de gerar vida, podem lhe deixar preso a um leito de hospital.

Você também pode gostar leia