POLO UNIVERSITÁRIO SANTO INÁCIO OFERECE CURSO – O Sacrifício da Palavra – A Liturgia da Missa Segundo Bento XVI

 

 

 

 

O Papa Emérito Bento XVI (1927-) é um dos maiores teólogos do século XX e sua obra teológica representa um tesouro de inestimável valor para a Igreja toda. Nela, um dos temas mais recorrentes é aquele se refere ao coração da fé cristã católica: a Eucaristia. Bento XVI ao longo dos seus escritos se referiu inúmeras vezes aos momentos da Santa Missa. Assim, todo católico que quer participar ativamente da Eucaristia – conforme o apelo do Concílio Vaticano II (1962-1965) – é chamado a aprofundar os significados das diversas partes do rito da Missa.

O Curso de Extensão aprofunda a concepção teológico-litúrgica de Bento XVI, conjugando ao mesmo tempo a preocupação com o rigor acadêmico na análise teológica e a preocupação pastoral. O Curso será baseado na obra, O Sacrifício da Palavra.A Liturgia da Missa segundo Bento XVI (Campinas: Ecclesiae, 2016, 332p.), na qual o autor apresenta de forma orgânica as explicações do Papa Emérito Bento XVI sobre as partes da Celebração Eucarística, do Sinal da Cruz à Despedida. A obra é composta de oito capítulos, iniciando com uma exposição acerca do que é, para o Papa teólogo, a liturgia da Igreja (I), seguindo com uma explicação da transição da Última Ceia para a Missa e, é claro, com um comentário detalhado dos ritos iniciais (III), da Liturgia da Palavra (IV), da Liturgia Eucarística (V, VI, VII) e dos ritos finais (VIII). No fim dela há ainda como apêndice uma homilia de Bento XVI sobre o significado das principais vestes sagradas sacerdotais.

 

Ministrado pelo professor Dr. Rudy Assunção.
Doutor e Mestre em Sociologia Política pela UFSC; Bacharel em Filosofia pela UNIFEBE e docente da UNICATÓLICA. Sua tese intitulou-se “O ‘espírito’ da modernidade na visão de Joseph Ratzinger-Bento XVI”. Dedica-se ao estudo e à divulgação do pensamento e do magistério de Joseph Ratzinger-Bento XVI. Dos seus trabalhos, destacam-se: a organização de “Ser cristão na era neopagã” e “As sete lâmpadas da santificação, catequeses sobre as virtudes cardeais e teologais”. Organizou a obra “O Primado do Amor e da Verdade, O ‘patrimônio espiritual’ de Bento XVI”. Traduziu o livro de Pablo Blanco, intitulado “Bento XVI: um mapa de suas ideias”. Seu primeiro livro se intitula “O Sacrifício da Palavra, a liturgia da Missa segundo Bento XVI”.

 

Data, horário e local:
Sábado (21.10) | manhã e tarde | Local: Colégio Santo Inácio – Fortaleza – Av. Desembargador Moreira, 2355 – Dionísio Torres – CE

 

Investimento
R$ 100,00 (Em até 4 vezes no cartão)
Inscrições realizadas por casais (marido e mulher) terão desconto de 20%

Local de Inscrições: www.unicatolicaquixada.edu.br

Realização: Polo Universitário Santo Inácio

Você também pode gostar leia