ESPETÁCULO CIRCENSE-TEATRAL PIATOFATTO SEGUE ATÉ DOMINGO (30)

Na antiga classificação zoológica, “pernalta” significava, literalmente, ave de perna longa. Na contemporaneidade, o termo é sinônimo de coletivo. Um coletivo que herdou a tradição dos povos antigos que andavam sobre pernas-de- pau e que no circo encontrou a sua maior expressão. De passagem por Fortaleza, o Coletivo PernAlta (RJ), que apresenta tão bem essa arte, encerra neste fim de semana a temporada do espetáculo Piatofatto, na CAIXA Cultural Fortaleza.

Além do espetáculo, o grupo realiza uma série de intervenções – cortejos com o intuito de divulgar o projeto e a prática milenar da perna-de-pau para o público de todas as idades. De quinta a sábado, sempre às 11hs, a ação acontece no entorno da CAIXA Cultural Fortaleza, com a presença dos alunos da oficina que o grupo vem ministrado desde o dia da temporada. Eles também vão fazer uma participação para lá de especial no espetáculo de domingo, 30 de julho, como forma de mostrar o que aprenderam durante toda a semana.

Férias em família

A oficina de perna-de-pau, inclusive, foi uma atração à parte durante toda a temporada do Coletivo PernAlta em Fortaleza, reunindo crianças e adultos de todas as idades. Sofia Ollero, de 11 anos, está de Férias em Fortaleza com toda a família e é uma das alunas mais animadas. “Estou adorando estar aqui, pois é uma possibilidade de fazer novos amigos e aprender um esporte novo”, diz a jovem, que é filha de brasileira e com espanhol.

O pai de Sofia, Jesus Ollero, 45 anos, também fez questão de entrar na brincadeira e aprender a andar de perna-de-pau com toda a garotada. “Está sendo bem importante fazer a oficina na companhia de meus filhos, é muito bom dividir esse momento com eles nestas Férias em Fortaleza”, explica.

Já Thamires Queiroz, 23 anos, viu nessa iniciativa uma forma de não apenas de se divertir, mas também de trabalhar a confiança. “Estar aqui tem tudo a ver com a superação de limites, estou bem feliz porque consegui trabalhar a minha autoconfiança”, ressalta.

Piatofatto

A peça é um banquete cômico e completamente interativo, com sua ordem cênica definida pelo público, através de um gigantesco menu, no qual a plateia seleciona os pratos que montam a ordem do espetáculo. Cada prato corresponde a uma cena, que é um número de circo e musical baseado na culinária internacional. Os integrantes montam um restaurante improvisado e exploram suas qualidades individuais em circo, teatro, música e dança.

PernAlta

Um dos grupos responsáveis pela popularização das pernas-de-pau no Rio de Janeiro, o Coletivo PernAlta possui em seu repertório três espetáculos: Bora Brincar (2014), Piatofatto (2015) e Manguari(2016); além de um bloco de carnaval (Entre as Pernas), e a intervenção performática Anjos pernAltas. Desde 2013, centenas de pessoas já passaram pelas oficinas promovidas pelos integrantes do grupo, as quais possuem como pontos culminantes o abre-alas dos desfiles de carnaval do Bloco da Orquestra Voadora e o São João PernAlta — este último realizado de maneira independente e colaborativa nos Jardins do Museu de Artes Modernas (MAM) na cidade do Rio de Janeiro.

Programação

Quinta – 27/07

11h – Aula de perna-de-pau com os alunos da Oficina em espaço urbano. Saindo da CAIXA Cultural Fortaleza

18h
 – Oficina de Palhaçaria Qual é  a Graça? e apresentação com Fabiano Freitas e Horacio Storani (integrantes do Coletivo PernAlta), no Sítio da GABS (R. Pe Leopoldo Fernandes 277 – São Gerardo). Valor: contribuição espontânea no chapéu.

Sexta – 28/07

11h – Aula de perna-de-pau com os alunos da Oficina em espaço urbano. Saindo da CAIXA Cultural Fortaleza

16h – Espetáculo Piatofatto – CAIXA Cultural Fortaleza

Sábado – 29/07

11h – Aula de perna-de-pau com os alunos da Oficina em espaço urbano. Saindo da CAIXA Cultural Fortaleza

16h – Espetáculo Piatofatto – CAIXA Cultural Fortaleza

Domingo – 30/07

16h Espetáculo Piatofatto com a participação dos alunos da Oficina. Cortejo de encerramento.

Ficha técnica:

Realização: Plano Geral Espaço e Produções

Concepção e criação: Coletivo pernAlta

Figurino: Conceição Carlos, Marcela de Paula e Tainá Mecun

Cenografia: Coletivo pernAlta

Produção: Gui Stutz — Plano Geral Espaço e Produções

Coletivo pernAlta: Cacá Pitrez, Conceição Carlos, Gui Stutz, Horacio Storani, Marcela de Paula, Michelle França e Tainá Mecun.

Produção Executiva: Thaís Teixeira — Emcartaz Empreendimentos Culturais

Serviço:

Teatro: Piatofatto

Local: CAIXA Cultural Fortaleza

Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema

Data: 21 a 30 de julho de 2017

Horários: sexta, sábado e domingo, às 16h

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: Livre

Grátis

Paraciclo disponível no pátio interno

Oficinas Perna-de-Pau

Data: 21 a 30 de julho (exceto dia 24 de julho)

Horário: 10h às 13h30

Capacidade: 30 vagas

Oficina recomendada para crianças a partir de 8 anos

Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza: 
(85) 3453-2770

Você também pode gostar leia