Papel dos eventos na construção da imagem pessoal

Dentro do gerenciamento de imagem, deve existir a previsão das ocasiões sociais nas quais a (o) cliente deverá comparecer frequente e ocasionalmente.

Estar vestida (o) de acordo com o ambiente é apenas uma das regras de conduta a serem observadas. No mundo corporativo e no ambiente pessoal, é necessário que se atente para o tipo de evento a que irá comparecer (isso inclui dress code, horário, localização, ambiente aberto ou fechado, se haverá algum tipo de solenidade, homenagem ou comemoração, etc.), quais as relações estabelecidas e que irão de estabelecer a partir dele (é um evento da empresa, evento de amigos e/ou familiares, evento de networking, evento de capacitação, dentre outros) e qual a sua participação nele (é apenas convidada (o), acompanhante, palestrante, anfitriã (o)).

Cada vez mais se resgata a necessidade de respeitar as orientações de etiqueta, que sabemos não se restringir à disposição de talheres ou formas de cumprimentar. Trata-se de se comportar de acordo com a imagem que está sendo projetada, com a profissão que desempenha, sua posição hierárquica, seu domínio de personalidade e intelectual. Somos lidos inicialmente pelas roupas, em seguida pelo gestual e por fim pelo conteúdo da nossa fala.

Os eventos são uma espécie de palco no qual atingimos determinado público ou vários públicos ao mesmo tempo. Vale a pena levantar algumas informações sobre as pessoas que estarão presentes, atualizar seu conhecimento de cultura geral para iniciar conversas, ….

Não estou falando de se comportar de maneira artificial ou comparecer a cada evento com um plano, apenas temos que ter em mente que “quem somos se estende a todos os aspectos da nossa vida”, não podemos criar uma imagem no trabalho, uma imagem em casa, outra para os amigos. É óbvio que adaptamos os comportamentos em cada esfera, afinal você não usa as mesmas roupas pra trabalhar e ir à praia, nem fala com seus colegas de trabalho da mesma forma que com seus irmãos, porém existe um fio condutor que é a sua personalidade e ela é o elemento pelo qual você é reconhecida (o).

Você também pode gostar leia