Importância do guarda-roupa na sua imagem pessoal

O guarda-roupa de uma pessoa é a expressão de sua personalidade! Ele traduz seus gostos pessoais, estilo de vida, profissão, aspirações, relacionamentos…

Ouço algumas vezes que se preocupar com roupas e acessórios é algo fútil, mas sempre reforço que a futilidade está em deixar o consumismo e os padrões de moda engolirem você ou enviarem mensagens que não condizem com quem você realmente é.

Para te ajudar a entender melhor como funciona a linguagem do vestuário na construção da imagem pessoal, vou usar como exemplo a criação dos figurinos de personagens de TV. Na produção das séries, esse departamento é um dos mais importantes para construir o arco psicológico do personagem, identificar mudanças de tempo ou estilo de vida, etc.

Muitos não percebem, mas as roupas que um personagem veste durante o seriado, são escolhidas a dedo por figurinistas com base no roteiro criado, são elas que dão vida à ideia criada. Possuem informação de moda (sabemos que as marcas patrocinam as produções) para o mercado, mas precisam ser fiéis ao estilo do personagem e compatíveis com o tipo físico do(a) ator/atriz que irá interpretar.

Começamos falando da série Scandal.

A protagonista é uma mulher madura, imponente e bem elegante, interpretada por Kerry Washington. Olivia é advogada, gestora de crises, ex-secretária de imprensa da Casa Branca e em seu dia-a-dia comanda um escritório no qual lida com políticos e empresários de alto escalão. Os looks que compõem a personagem são do estilo clássico e tem sua sofisticação expressa em mix de texturas, estampas, tecidos finos, cortes impecáveis, marcas de alto padrão e tons pastéis, sem decotes ou apelos sexuais no vestuário. Bolsas estruturadas e jóias ornamentam sua imagem transmitindo seriedade e qualidade. Olívia é uma mulher em um meio ainda muito dominado por homens – a política – e ela impõe sua expertise sem perder a feminilidade.

Ao conhecer a personagem, antes mesmo de ela dizer a que veio, todos os elementos que compõem seu visual dizem que ela é uma mulher segura e bastante preparada para o trabalho, primando pela qualidade, alto nível e informação.

É assim que funciona um guarda-roupas, ele deve ser pensado de acordo com a imagem que foi planejada para você, dentro das etapas que já apresentamos em posts anteriores.

Lembre-se: Imagem planejada deve traduzir, não fabricar. Imagem e Estilo é sobre quem você é!

Dá uma olhada nas fotos e me conta que impressão você tem ao ver Olivia.

 

 

Você também pode gostar leia