Um líder sabe se comportar!

 

Devemos lembrar que a imagem pessoal de uma pessoa é constituída em grande parte pela linguagem não-verbal, como já ressaltei em posts anteriores. Alguns dos elementos essenciais que constituem essa imagem são o modo como a pessoa se portar, seu tom de voz, a maneira como cumprimenta as pessoas, como interage, entre outras.

Sempre tem alguém olhando!

Não se trata de alcançar o nível da paranoia, mas se você é uma pessoa pública ou exerce um cargo de destaque, influencia outras pessoas ou tem uma atividade baseada em relacionamentos sociais, é preciso ter em mente que sempre tem alguém lhe observando e tirando conclusões acerca de seu comportamento. O aprimoramento pessoal é algo que temos que ter como constante, em complemento aos saberes acadêmicos e profissionais, visto que a etiqueta social pode exercer grande influência na decisão sobre um contrato, um emprego, uma parceria, um relacionamento.

Note que chefes de Estado sempre possuem conhecimento sobre os protocolos de interação com outros líderes, a fim de respeitar costumes culturais, traços de personalidade, posições políticas. Tal cuidado permite que as relações fluam e sejam construídas. No mundo dos negócios, tais regras se aplicam igualmente, mesmo que as relações não sejam internacionais, deve-se atentar sempre para o local onde se está, dress code, etiqueta à mesa (em almoços de negócios é fundamental), hierarquias. Vale o investimento em um curso de etiqueta (que não se trata apenas de saber quais garfos usar, isso é uma visão limitada da arte de se relacionar) e em muita leitura (técnica e de cultura geral).

Um(a) líder é sempre um (a) anfitrião, está sempre reunindo as pessoas em variados ambientes, influenciando seus comportamentos, dialogando sobre diversos assuntos. Deve ser uma referência e não existe referência em pessoas medíocres, que não possuem conhecimento ou que que não sabem se relacionar.

Pense bem, imagem pessoal e sucesso se tratam de percepção!

 

Você também pode gostar leia